Resenha: A Faca Sutil – Fronteiras do Universo – Livro Dois.

A continuação de a bussola de ouro traz novamente o ritmo frenético e totalmente épico para a trilogia.
A história começa com um novo personagem para a trilogia, Will que vive no que digamos ser nosso mundo. O Garoto acabou de matar um homem e com isso o garoto precisa fugir e salvar sua mãe que vive assombrada e com uma mania de perseguição que o garoto ver que é absolutamente verdadeira, depois que seu pai desaparece misteriosamente. O garoto salva sua mãe levando-a para um lugar seguro e com isso sai em busca do seu pai, mas acaba indo parar em um mundo paralelo.
Com isso o garoto para em um local onde não existe adultos, muito menos qualquer movimento... exceto uma coisa, uma garota chamada Lyra. Isto é o começo de uma amizade, a garota visita o mundo de Will em busca de sua Oxford e com isso acha uma outra universidade totalmente diferente do que ela procurava. Mas uma pessoa pesquisa o pó... ou em outra palavra Matéria escura.
Com um mistério incomum a cidade não habitada por adultos começa misteriosamente ser habitadas por crianças, e com isso um fato começa a se declarado: Algo chamado espectros estão matando adultos e apenas crianças não são mortas por tal coisa. Outro fato curioso é que crianças não veem os espectros, mas eles estão perto das crianças. Com isso Will e Lyra voltam novamente para o mundo de Will em busca de novas respostas para suas perguntas... Will é para o paradeiro do seu pai e Lyra em busca de mais informações do Pó.
Por fim Lyra tem sua bussola roubada por um homem, e que vai apenas devolver se Lyra e Will conseguirem um objeto que está no mundo não habitado por adultos... A faca sutil. Por fim Will consegue a faca com um combate enorme onde perde dois dedos... E com isso se torna o portador da Faca. Tal faca tem a habilidade de abrir e fechar portais para outros mundos.
Lyra e Will conseguem recuperar a bussola e por fim continuam suas aventuras. Neste livro figuras como Lee Scooreby, Serafina Pekkala, e outro personagem misterioso tem suas próprias narrativas.
Com uma trama tensa e totalmente pesada temos o segundo livro da trilogia Fronteiras do Universo, o livro não deixa a desejar em nada. Os personagens são bem elaborados, Mas Lorde Asriel é apenas mencionado... E suas menções são bastantes inusitadas, pois o homem arma um exército para matar Deus.
Por fim considero este o melhor livro da trilogia, ele tem seus momentos de tensão, magica, horror, comedia e chega a ser mais pesado do que o primeiro livro da trilogia.
Sinopse Oficial:
Em 'A Faca Sutil', Lyra viaja para Cittàgazze, um mundo assombrado onde conhece Will. Juntos eles vão de um mundo a outro, encontram um objeto de poder extraordinário e descobrem a verdade sobres seus destinos. Numa narrativa envolvente, Pullman conduz o leitor a um mundo mágico. Acompanhando a jovem Lyra, que se lança numa busca desesperada e enfrenta terríveis obstáculos quando seu amigo Roger desaparece, o escritor nos apresenta um universo de fantasias onde os daemons correm pelas ruas de Oxford e Londres...onde um redemoinho de poeira misteriosa está por toda parte, tornando possível às crianças conhecerem segredos que os adultos dariam tudo para desvendar.