top of page

PROCURE POR TAGS: 

POSTS RECENTES: 

SIGA

  • Facebook Clean Grey
  • Twitter Clean Grey
  • Instagram Clean Grey

Resenha: A Bussola de Ouro – Fronteiras do Universo – Livro Um.


Em um mundo paralelo nasce o começo de uma trilogia totalmente ousada e também critica aos conceitos religiosos etc.

Em um mundo onde cada ser humano tem sua vida ligada ao que chamam de “daemon” que em nosso mundo significa demônio, mas como disse antes, estamos em mundo paralelo então não é obrigado todos os termos do “nosso mundo” ser o mesmo dos outros. Voltando ao assunto, cada ser humano tem sua alma ligada ao um daemon, que é um animal que possui apenas uma forma na fase adulta, mas na infância assim como crianças possuem uma difícil escolha sobre o que considero ser difícil de amadurecer. Em certas partes o modo que enxergo o fato de daemon não possuir uma forma apenas na fase da infância é pelo o simples fato que esta idade tanto para os humanos como Daemons é a fase das mudanças, das diferenças e experimentos e com isso nenhum daemon de uma criança nunca vai ter uma forma única.

Em uma Oxford paralela, vive uma garota chamada Lyra e seu daemon Pantalamion, suas vidas em seu conceito de normalidade é como várias outras. A garota se aventura pela a universidade Jordan em busca de aventuras e desde então um mistério começa a surgir... as crianças estão começando a desaparecer e com isso uma série de boatos começa a crescer rapidamente. A Garota é vigiada pelo o que podemos chamar de Clero... Ao mando do Lorde Asriel, que no começo da história se apresenta como tio da garota. Como único familiar vivo da garota, Lorde Asriel que é um homem rico, ordena que os criados cuidem da garota. Ao decorrer da história outros personagens surgem na história, como a senhorita Coulter e outros personagens.

A garota ganha um item curioso, batizado como a bussola de ouro, ou em outras palavras um aletiômetro (do grego alétheia, verdade+ metro, medida) que tem uma forma de uma bussola (obviamente como falei anteriormente) que é um instrumento "medidor da verdade", ou seja, pode ser utilizado para responder qualquer pergunta. Basta se concentrar nos símbolos que a bussola aponta, e com isso pode-se deduzir ou até mesmo acertar de cara (Caso de Lyra) O aletiômetro possui 36 símbolos e quatro ponteiros. O usuário deve girar três ponteiros para apontar para três símbolos, que formularão uma pergunta. Depois, o quarto ponteiro vai apontar para outros símbolos, que darão a resposta.

Um aletiometrista precisa de anos de estudos para aperfeiçoar a leitura do aletiômetro. Lyra é a única pessoa que consegue ler o aletiômetro sem prévios estudos ou um livro de significados, muito provavelmente sob influência do Pó para cumprir o seu destino.

O pó é um dos grandes mistérios do livro, destacada como algo que dá vida aos daemons, o pó se torna algo para ser explorada, tanto pela a igreja, como para outros personagens. Com isso os motivos de sequestrarem crianças pelo o mundo fica cada vez mais claro, e no final descobrimos uma verdade cruel: Às vezes a igreja procura até o pior experimento para se tornar únicos e independentes.

Por fim a garota embarca em uma aventura em outro lugar, onde Lyra era tão acostumada a viver, com a senhorita Coulter a garota embarca em reuniões e festas importantes e de repente tudo muda. Com uma trama envolvente, descobrimos que a senhorita Coulter é mãe de Lyra e está envolvida com o desaparecimento das crianças... inclusive seu melhor amigo que também tinha sumido misteriosamente.

Então Lyra e Pan fogem da casa da senhorita Coulter e acabam emboscados em uma armadilha onde são salvos por um grupo onde levam a garota em buscar do lugar para onde estão levando as crianças.

Com batalhas de ursos, bruxas que para mim é o ponto alto do livro principalmente com a bruxa Serafina Pekkala rainha do clã de feiticeiras do Lago Enara, um final extremamente misterioso e uma crítica dura a igreja católica, a bussola de ouro embarca em um universo onde mistura, ação, paixões, e até mesmo atos cruéis. Aconselho quem for religioso que embarque neste livro com a plena certeza que sua religião será bastante criticada. Por fim acredito que a trama é extremamente envolvente e tem momentos de tirar o folego.

Sinopse Oficial:

Quando Roger, amigo de Lyra, desaparece, ela e seu daemon, Pantalaimon, resolvem procurá-lo. Viajam para os reinos frios do Norte, onde urso de armadura e bruxas-rainhas voam pelos céus congelados. Lyra possui um aparelho que auxiliará na missão - caso ela consiga decifrar suas mensagens misteriosas. Mas o equipamento contém segredos assustadores sobre a viagem e os perigos que os esperam em mundos distantes.


  • b-facebook
  • Twitter Round
  • Instagram Black Round
bottom of page