top of page

PROCURE POR TAGS: 

POSTS RECENTES: 

SIGA

  • Facebook Clean Grey
  • Twitter Clean Grey
  • Instagram Clean Grey

O Livro Das Sombras – La Belle Sauvage – Philip Pullman - Resenha.


Neste primeiro livro de uma trilogia que irá complementar os eventos da trilogia “Fronteiras Do Universo” temos uma nova temática e recontro de personagens já visto antes. E uma resposta essencial para “Fronteiras do Universo” de como a Lyra foi parar na Faculdade Jordan.

Podemos começar a falar deste livro (Juro que não vou soltar spoliers) como uma obra bastante visual. Nas primeiras duzentas paginas Philip Pullman se preocupa muito em enquadrar o leitor ao o que era o mundo na época que a história é contada. Então vemos uma cidade bastante preocupada com uma possível enchente, e um garoto no meio dela, Malcom e seu daemon, Asta. Ambos possuem onze anos e vivem em uma estalagem de sua família, A Truta. Malcom é um garoto que possui uma canoa que autodenomina como “La Belle Sauvage” do outro lado do rio, fica o convento Godstow.

Em um dia, as freiras recebem uma nova hospede, uma bebe chamada Lyra. O garoto automaticamente ama a garota como uma irmã e com isso inicia-se um conflito de varias pessoas influentes, incluindo a Sra Coulter e outras querem a garota de qualquer forma. Em uma explosão de chuva que acarreta toda cidade, Malcom e uma amiga, Alice, precisam decidir rapidamente em salvar a vida de Lyra.

É ótimo voltar aos terrenos da história escrita por Pullman e basicamente esta obra é mais fruto de um ótimo escritor, porém, tenho que deixar claro algumas coisas, a questão da ameaça do vilão neste livro me deixou meio decepcionado e em alguns momentos parece que foi escrito as pressas para dar a conclusão. Sei que o livro passou dez anos para ser escrito, mas o livro começa com um ritmo lento, porém eficiente para mostrar aos leitores os processos culturais e ameaças, seja do Magistrado, como de rebeliões que envolvem até mesmo colocarem alunos para espionarem seus próprios familiares. Porém a ameaça final é muito mal explorada e jogada ao leitor. Gostei dos personagens de Malcom e Alice e espero ter a chance de ler mais sobre os dois. Por fim a temática me pegou pela construção de mundo e espero que nos próximos livros as ameaças sejam mais exploradas.

  • b-facebook
  • Twitter Round
  • Instagram Black Round
bottom of page